www.zoopets.com.br/loja Produtos Silvestres e Exóticos.
www.zoopets.com.br Informações sobre os cuidados básicos em cativeiro.

 

DINOSSAUROS


 

Você sabe o que significa a palavra "Dinossauro"?

 
A palavra "Dinossauro" significa "lagarto terrível". Eles foram as maiores criaturas terrestres a habitar o planeta. Alguns eram inofensivos e se alimentavam de plantas. Outros eram caçadores cruéis, que abocanhavam suas vítimas com dentes afíadíssimos, para comer sua carne.
 
Até o momento já são conhecidas cerca de mil espécies de dinossauros. Os Dinossauros foram os animais mais bem sucedidos na história do planeta. Eles viveram 140 milhões de anos na Terra, o homem existe há apenas 2 milhões e meio de anos!
A teoria mais aceita sobre a extinção dos Dinossauros é a queda de um meteoro na península de Yucatan, no México.
 
Vamos conhecer agora um pouco mais sobre a Era em que viveram:
 
A era Mesozóica
Os dinossauros habitaram a Terra há milhões e milhões de anos, durante 140 milhões de anos! Viveram numa era conhecida como Mesozóica, que se divide em 3 grandes períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo.
 
O Período Triássico (250 milhões de anos até 200 milhões de anos)
Foi no final deste período que surgiram os primeiros dinossauros. Naquele tempo todos os continentes eram unidos em uma enorme massa de terra chamada Pangéia. O centro deste continente era muito distante do mar, por isso havia muitas áreas desérticas, quentes e secas. Mas para a nossa surpresa, perto dos rios e nas costas dos mares existiam florestas exuberantes, onde habitavam, além dos dinossauros, outras espécies de répteis, insetos, peixes e uma grande variedade de vida marinha.
 
O Período Jurássico (200 milhões de anos até 145 milhões de anos)
Durante este período, o grande continente Pangéia começou a se separar. Com isso, iniciou-se a formação de grandes mares que reconhecemos como os oceanos e mares atuais.O resultado desta movimentação foi um climamais úmido e menos árido em alguns pontos. Samambaias e árvores coníferas ocuparam partedo espaço dos desertos, e o centro dos continentes ficou mais habitável.Os dinossauros se multiplicaram e muitos tipos diferentes surgiram, tais como os enormes saurópodes herbívoros, os encouraçados anquilossauros e os temidos terópodes carnívoros.
 
O Período Cretáceo (145 milhões de anos até 65 milhões de anos)
Neste período os continentes já estavam separados de forma muito semelhante ao que conhecemos hoje. As florestas evoluíram e as primeiras plantas com flores apareceram.Este foi o auge da era dos dinossauros, onde reinava o feroz e temido Tyrannosaurus Rex. Bandos de Triceratops com seus magníficos chifres e Parasaurolophus com suas cristas enormes e barulhentas também vagavam pelo planeta!

Evolução dos Dinossauros

Os dinossauros divergiram dos seus antepassados arcossauros há aproximadamente 230 milhões de anos durante o período Triássico, rudemente 20 milhões de anos depois que o evento de extinção Permo-Triássica apagou aproximadamente 95 % de toda a vida na Terra. A datação de fósseis do primeiro gênero de dinossauro conhecido, o Eoraptor estabelece a sua presença no registro de fóssil de 235 milhões de anos. Os paleontólogos acreditam que Eoraptor se parece com o antepassado comum de todos os dinossauros; se isto for verdadeiro, os seus traços sugerem que os primeiros dinossauros fossem predadores pequenos, provavelmente bípedes. A descoberta de ornitodiros primitivos, parecido a um dinossauro foram animais como Marasuchus e Lagerpeton em camadas de rochas triássicas da Argentina apoia esta visão; a análise de fósseis recuperados sugere que esses animais fossem predadores.
As poucas primeiras linhas de dinossauros primitivos diversificados rapidamente pelo resto do período Triássico; as espécies de dinossauro rapidamente desenvolveram as características especializadas e a variedade de tamanhos. Durante o período da predominância dos dinossauros, que abrangeu os seguintes períodos Jurássico e Cretáceo, quase cada animal da terra conhecido eram maiores do que 1 metro de comprimento.
O Evento K-T, que ocorreu há aproximadamente 65 milhões de anos no fim do período Cretáceo, causou a extinção de todos os dinossauros exceto a linhagem que já tinha dado a origem aos primeiros pássaros. Outras espécie diapsídeos relacionadas aos dinossauros também sobreviveram ao evento.

O primeiro dinossauro

A espécie de dinossauro mais antiga do mundo foi o brasileiro ULBRA PVT016, nome provisório do dinossauro encontrado no Rio Grande do Sul, na paleorrota pela equipe da Ulbra de Cachoeira do Sul, comandada pelo paleontólogo Sérgio Furtado Cabreira.

ULBRAPVT016

ULBRA PVT016 é o nome temporário de uma espécie de dinossauro descoberta pela equipe de paleontologia da Ulbra de Cachoeira do Sul, liderada pelo paleontólogo Sérgio Furtado Cabreira.
Diferentemente de outros quatro exemplares encontrados no Brasil e na Argentina, que também seriam da mesma época, o ULBRA PVT016 possuía a cintura pélvica semelhante a dos dinossauros que surgiram posteriormente.

Em 2004, numa escavação para buscar restos mortais de animais pré-históricos, pesquisadores da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) encontraram o fóssil do ULBRA PVT016 no município de Agudo, região central do Rio Grande do Sul. Entre os ossos encontrados está parte do crânio, a mandíbula, os dentes, vértebras de todas as partes do tronco e da cauda, e os membros anteriores e posteriores (pernas e braços).

Com base no fóssil, os pesquisadores traçaram um perfil da espécie. Os dentes indicam que ele era carnívoro e provavelmente se alimentava de pequenos anfíbios, rincossauros e cinodontes. O ULBRA PVT016 era bípede, possuía aproximadamente 50 centímetros de altura, 1,5 metros de comprimento e pesava cerca de 12 quilos. Possuía um pequeno chifre sobre o osso nasal, que poderia ser usado para disputar a liderança do grupo, constituir bandos ou em rituais de acasalamento.

Dinossauros encontrados no Brasil

Listadas abaixo, 21 espécies:
Adamantisaurus mezzalirai
Amazonsaurus maranhensis


Angaturama limai
(Considerado por alguns autores como sinônimo -mesma espécie- do Irritator challengeri)


Antarctosaurus brasiliensis
Baurutitan britoi
Gondwanatitan faustoi
Guaibasaurus candelariensis
Irritator challengeri
Maxakalisaurus topai
Mirischia asymmetrica

Oxalaia quilombensis,
(É considerado o maior dinossauro carnívoro brasileiro já encontrado.)

Pycnonemosaurus nevesi
Sacisaurus agudoensis
Santanaraptor placidus
Saturnalia tupiniquim
Staurikosaurus pricei
Tapuiasaurus macedoi
Teyuwasu barbarenai
Trigonosaurus pricei

Uberabatitan ribeiroi,
(É o maior dinossauro herbivoro brasileiro já encontrado até o momento.)

Unaysaurus tolentinoi
(Saurópode do Triássico, cujos fósseis são encontrados na paleorrota e pertence a Formação Santa Maria, RS. Media cerca de 2,5 m.)

ULBRAPVT016

 

 

 


www.zoopets.com.br/loja Produtos Silvestres e Exóticos.
www.zoopets.com.br Informações sobre os cuidados básicos em cativeiro.