Iguana Iguana

Depois de ler este caresheet, se você gostar de saber onde comprar os produtos que indicamos, por favor acesse, "www.trexpets.com.br" Há links nessa página para os lugares que compram os produtos. Caso queira ver outros caresheet e a página oficial do zoopets acesse "www.zoopets.com.br"

 

Iguanas - A enorme popularidade do Iguana só foi consagrada graças ao seu temperamento. Ele é de fácil adaptação, interage com o homem e é a mais "dócil" entre todas as espécies de répteis. Embora seja impossível domesticá-lo, até porque não exista réptil emotivo ou domesticável, como um cão, por exemplo, o temperamento manso e dócil, facilita e minimiza o nível de estresse a que o animal é exposto durante o manuseio.

É provado por cientistas que o cérebro dos Iguanas, têm estrutura extremamente primitiva, não tendo condições de sentir qualquer tipo de afeto. O que ele percebe, na verdade, e isso se condiciona, é o que o somatório dos seus sentidos - visão, olfato, paladar e hábitos freqüentes - pode distinguir. O que se nota é que o nível de condicionamento do Iguana é ilimitado, e um convívio prolongado com o mesmo ser humano pode levar a manifestações de reconhecimento muito similares às dos mamíferos, mas nunca igual.

O manuseio desses répteis, não é recomendado, mas graças a esse temperamento menos agressivo do que o de outras espécies, é até possível passear, levar no ombro, brincar com o Iguana sem deixá-lo muito estressado.

Talvez, esse seja mais um motivo das pessoas aceitarem tão bem a convivência com o Iguana, como animal de estimação, pois a repulsa natural que as pessoas têm em relação a outros répteis e anfíbios, que se alimentam prioritariamente de animais vivos, não existirá com ele. O Iguana é considerado um animal de grande porte para um réptil, e chega a atingir dois metros, em cativeiro aos seis ou oito anos de idade, sendo que cerca de 70% do comprimento do corpo de um Iguana, pertencem a sua cauda.

Terrários e Acessórios

Para garantir as melhores condições ao Iguana Verde é fundamental oferecer um ambiente que combine temperatura, umidade, luz, alimentação e espaço físico.

O Iguana nasce medindo de 15cm a 25cm e pode chegar até 2m. Para os jovens o terrário deve ter, no mínimo, 1m x 0,60m x 0,60m (comprimento x altura x largura). Já os adultos de porte médio (com 1m a 1,20m) precisam de um um terrário com 1,8m x 1,5m x 0,60m, espaço suficiente para abrigar um casal. Para os Iguanas que atingirem, excepcionalmente, entre 1,80 e 2m, deverá ter o dobro do tamanho: 3m x 3m x 1m. O terrário pode ser feito em casa, de madeira a parede do fundo, a tampa e as duas laterais (abrir cortes para a circulação do ar, um em cima e outro embaixo, em cada parede lateral). A parede da frente é de vidro, para visualização. As lâmpadas ficam presas na tampa e uma tela tipo colméia de acrílico ajuda a não filtrar os raios de luz e evita que o Iguana se queime encostando nelas. Outra opção é usar um aquário, tampado com tela com vãos de 1cm ou do tipo colméia de acrílico, para ventilação, com a calha de lâmpadas por cima.

Substratos

Poderá utilizar o chão de floresta ou  também o repti bark.
No interior do terrário use uma estrutura vegetal (galhos e troncos).

 Pine Bark Chão de Floresta

Para comprar ou ver os valores dos produtos indicados clique aqui.


Aquecimento

O Iguana precisa de uma fonte de calor, obtida através de aquecedores de cerâmica, rochas ou placas aquecidas, ligadas ininterruptamente.

O ideal é que o terrário tenha ao redor de 29·C durante o dia e 22·C à noite, para reproduzir o ambiente típico do Iguana. O controle da temperatura é feito com um termômetro no terrário. É influenciado pelo aquecimento das lâmpadas, a rocha aquecida.

Lista de acessórios de aquecimento e monitoramento que você poderá utilizar:

AquecimentoPedra Aquecedora MPedra Aquecedora GToca Aquecedora CascaHeatGlo InfraredRepti Heat Cable ZoomedTermômetroTermômetro Adesivo Higrômetro Termômetro

Para comprar ou ver os valores dos produtos indicados clique aqui.

Umidade

Controla-se com um higrômetro, em geral acoplado ao termômetro. Deve ficar entre 70 e 80%Para aumentá-la oferece-se água em uma vasilha que serve para o Iguana resfriar-se quando a temperatura corporal ficar muito alta e para manter a umidade relativa do ar. Outra forma de manter a umidade é usar um umidificador ( Muito recomendado ). Você poderá programa-lo em um timer para que ligue no horário determinado.
Poderá programar para ligar em 1 em 1 hora no período da tarde. ( Meio dia as Cinco )
Utilize também o musgo de sphaghum entre os troncos, ele manterá a umidade no local.

Lista de acessórios de aquecimento e monitoramento que você poderá utilizar:

Higrômetro Repti Fogger
Timer - Programador Liga/DesligaMusgo Sphagnum Red

Ventilação

O terrário é uma barreira física que delimita o espaço, normalmente os terrários são feitos em madeira ou vidro, nunca devemos esquecer que este deve ter respiradores para que o ar que existe lá dentro seja renovado.

Se o terrário tiver mais que um respirador, estes devem estar desalinhados, de forma a evitar correntes de ar. Se o terrário for aberto por cima e uma vez que estes animais são exímios trepadores é preferível que tape o topo do terrário com uma rede permitindo assim a ventilação e impedindo o animal de sair.

Decoração

Coloque sempre ramos que permite ao animal trepar, e assegure que estes alem de suportarem o peso, permitem que o Iguana esteja confortável acomodado em cima deles.



 

Iluminação

Além de ser necessário manter as temperaturas ideais, não devemos esquecer que estamos a falar de animais de sangue frio, e que necessitam da luz solar para o seu desenvolvimento, para simular o espectro solar existem alguns dispositivos, conhecidas por lâmpadas de uvb/uva, todas estas lâmpadas existem numa escala que varia, tentando simular os diferentes espectro solares que incidem no nosso planeta, o dispositivo que deve ser utilizado neste caso é a lâmpada Repti-glo 5.0 da Exo-terra ou as lâmpadas Repti Sun e Iguana Light da Zoomed.

O dispositivo deve ser colocado de modo a que o Iguana consiga chegar até 20 cm da lâmpada, mas que não consiga alcança-la, seria bom se se conseguisse criar um foco de luz . Estas lâmpadas devem ser substituídas de 6 em 6 meses, porque depois desta data já não consegue emitir o mesmo espectro.

Lâmpada de tipo UV-B específica para répteis,  ajuda a sintetizar o cálcio e a vitamina D3 nas reações metabólicas, indispensáveis para a sobrevivência.

Devem ficar ligadas durante de 10hrs por dia  nos meses de verão e 8hrs nos meses de inverno. Se esta lâmpada estiver ligada a um Temporizador, não será necessário ter que se preocupar em ter que acender e apagar a lâmpada, pois este fará o trabalho por si.

Recomendo também o uso de uma SUNGLO INTENSE , essa emite radiação UV-A e aquece também.

Poderá também usar uma NightGlo ( Podendo ligar ela se noite, ela simulará a luz do luar )

A lâmpada HEATGLO serve para o aquecimento norturno, ela é infravermelho, assim ela fornece o aquecimento necessário sem atrapalhar o sono do animal.

Repti Glo 5.0 CompactaRepti Glo 5.0Iguana Light UVB 5.0 40w 120cmReptiSun UVB 5.0 30w 90cmSolarGlo UVB-UVASunGlo IntensiveNight GloHeatGlo Infrared

Para comprar ou ver os valores dos produtos indicados clique aqui.



     

Alimentação

O Iguanas  devem ser alimentados com 80% a 90% de vegetais e 10%-20% Frutas.

Importante: IGUANAS SÃO HERBÍVORAS - NÃO ofereça proteína animal ao Iguana, exemplo; carne, ovos, insetos,rações de cães e gatos. A Iguana não consegue fazer a digestão destas proteínas e pode vir a ter problemas sérios ingerindo.

Os Iguanas ficarão bem alimentado com rações próprias brevemente umedecidas.
Uma boa dieta proporciona um melhor desenvolvimento e crescimento. As doenças geralmente resultam de uma dieta alimentar errada. Para uma alimentação e uma locomoção perfeita, o Iguana necessita de radiação ultravioleta, que é conseguida com lâmpadas ou com banhos de sol.

Não permita que seu Iguana "escolha" o alimento, dê de tudo que ele possa comer, fazendo assim uma boa dieta.

DICA: Você poderá fazer um MIX de verduras para seu iguana, oferecendo todas raladinhas.
No mercado eu já encontrei estes MIX de vegetais para comprar.

 
Vegetais
 Vegetais - Almeirão, Agrião, Couve, salsa, trevos dente de leão, folhas de beterraba, feijão verde, pepino, cenoura (ralada), batata, brócules e ervilhas.
 
Frutos
 Frutos - Banana, uva, morango, pêssego, pêra, maçã, tamaras, papaia, melão, kiwi e figos.
 
 
Repti Calcium with D3 ZOOMED Suplementos de Cálcio - Deve polvilhar no alimento e assim oferece-los ao Iguana. Use este suplemento todos os dias enquanto o Iguana é pequeno - e 3 a 5 dias em adulto.

ReptiVite + D3 Importado Suplemento de Vitaminas  - Deve polvilhar no alimento de seu iguana. Use este suplemento 03 dias por semana.

Para comprar ou ver os valores dos produtos indicados clique aqui.

 

Segurança

1 - Para segurança do animal, as crianças devem ser sempre supervisionadas por adultos aquando da alimentação e manuseamento.
2 - Se o aquecimento for feito por lâmpada proteja sempre o equipamento ou coloque-o num ponto inatingível pelo Iguana, para que este nunca entre em contato directamente com ele.
3 - Nunca ofereça proteína animal ao Iguana. (Carne, ovos, insetos )
4 - Evite substratos inadequados.
5 - Não utilize produtos tóxicos em nada que interaja com o Iguana.
6 - Certifique-se de que o terrário está bem ventilado.

Saúde e Higiene

 Em caso de qualquer anomalia no comportamento ou aparência do animal, devemos consultar sempre um veterinário especialista em Répteis. Para evitar problemas, devemos:
1 - Ter atenção à ameaça dos parasitas.
2 - Manter um bom suplemento de cálcio.
3 - Proporcionar-lhe uma refrescadela através de um borrifador, sempre fora do terrario.
4 - Se estranhar algum comportamento no seu animal, como perda de apetite, respiração ruidosa ou outro, visite imediatamente um veterinário especialista em animais exóticos e répteis.
5 - Dê banho  para estimular a sua atividade intestinal e para manter afastados os parasitas, especialmente na altura da muda de pele, dê também um banho, isto vai amolecer a pele morta, e ajuda-la a sair.
6 - Limpeza pontual do terrário sempre que necessário, uma vez por semana é por norma suficiente.

 

Sexagem Iguana - Macho ou Fêmea?

MACHOS

Características Físicas - Na maturidade, os machos apresentam diversas características sexuais secundárias. Uma das mais facilmente identificada é a musculatura de maxilas grande em ambos os lados.. Estes músculos produzem grandes "papadas" inchadas no futuro. Os machos têm grandes cabeças e bochechas . Os machos também têm dois depósitos de gordura em suas cabeças, uma atrás do olho e outra acima do pavilhão auditivo.

 

Aqui está uma foto de Jake, um macho adulto. Observe os depósitos de gordura  atrás do globo ocular e acima da orelha. Você também pode ver a papada avantajada.

 
Este é Brownie, que também é um macho adulto. Esta foto, tirada por baixo do queixo, dá uma ótima vista das bochechas inchadas.

 

Os machos também tendem a ter os "espinhos" mais longos em seu dorso, especialmente ao longo da área do pescoço. Outra indicação de que um iguana é um macho são as grandes poros que são visíveis ao longo do interior da coxa. Esses poros, chamados poros femorais, são facilmente visíveis nos machos, e muitas vezes são preenchidos com uma protuberância cerosa.

Aqui está outra foto de Jake. Observe seus grandes poros femorais, facilmente visíveis. Esta foto foi tirada quando Jake não estava em época de reprodução.

Duas outras características do macho são um corpo mais pesado e uma protuberância, perto da base da cauda, onde os hemipenes estão localizados.

 

FÊMEAS

Características Físicas - A maneira mais fácil de identificar uma iguana fêmea é pela ausência das características sexuais secundárias masculinas. Suas cabeças são menores e mais simples, e não têm os depósitos de gordura atrás dos olhos e as bochechas mais vistosos.

Este é Donnie, uma fêmea adulta. Sua cabeça é menor. Observe que ela não tem os depósitos de gordura e bochecas tão grandes.

Além de ter cabeças menores, as fêmeas também têm pequenos poros femorais que não desenvolvem protuberâncias.

Esta é Donnie. Nota-se os pequenos poros femorais.

As fêmeas tendem a ter corpos mais longos e mais magros do que os machos e têm a protuberância hemipenal perto da saída.

 

Mitos sobre Iguanas

Apesar de iguanas tornaram-se um dos animais de estimação mais populares, eles ainda são muito mal compreendidos. Muitas pessoas ainda estão cuidando de suas iguanas com base em um grande número de mitos e equívocos. Estes fatos chamados foram espalhados através de livros desatualizados, várias pessoas que não estão informadas sobre as últimas técnicas na criação de iguana, e até mesmo, por vezes, os veterinários que não estão qualificados para tratar e oferecer conselhos sobre os cuidados de iguana. Abaixo está uma lista de muitos dos mitos mais comuns e equívocos sobre iguanas ...

Iguanas comem alface! Este é um dos mitos mais comuns. Muitas pessoas  descobrem que as iguanas são vegetarianos e alimentação de alface fará. O fato é que a alface é bom para alimentar a um iguana como um pequeno aperitivo, a maioria carece de valor nutricional e em excesso causa diarréia. Muitas iguanas que são alimentadas com alface como parte principal de suas dietas só vai comer alface, mesmo depois de melhores alimentos foram adicionados a suas dietas. Outro mito comum sobre alimentos e nutrição da iguana é que iguanas não vão comer algo que não é bom para elas. Iguanas vão comer praticamente qualquer coisa, e deve a responsabilidade de seus donos fornecer alimentos de boa qualidade para eles. Alface deve ser evitada, mas não faz mal fornecer ocasionalmente pequenas quantidades de certos tipos de alface para uma iguana.  Basicamente, se há melhores alimentos para fornecer ao invés do nutricionalmente pobre  alface, pode evita-los,  você pode fornecer melhores folhas verdes, como couve, folhas de mostarda e nabo.
 


Iguanas comem carne, cão e gato de alimentos e insetos! Muitos livros de cuidados iguana ainda dizem que as iguanas podem ser alimentados com esses itens. Todos estes itens contêm proteínas animais e podem causar danos em órgãos grave e possivelmente até mesmo morte prematura. Há muitas autoridades ditas nos cuidados iguana que ainda afirmam que os jovens iguanas comem insetos. Esse mito começou há muitos anos, e tem crescido em proporções epidêmicas. Embora possa ser verdade que iguanas selvagens ocasionalmente podem comer proteína animal (e isso não foi mostrado conclusivamente), sabemos com certeza que iguanas levantadas em uma dieta estritamente vegetariana, não só são grandes e saudáveis, mas de vida mais longa do que aqueles alimentados com animais proteína. Assim, independentemente do que iguanas selvagens fazem ou deixam de fazer, não há nenhuma boa razão para se alimentar com carne, e, de fato, há sérias razões para não. Recomendamos nunca alimentar uma iguana com carne, comida de cachorro cachorro ou comida de gato, insetos ou qualquer outro tipo de proteína animal.

Iguanas precisa comer cascalho para ajudar a digerir a comida! Quem realmente sabe onde esse equívoco horrível começou, mas que é, nada-a-menos, um equívoco total. Partículas do cascalho e a outra que é ingerida pode ter impacto no intestino e pode ser mortal. Nunca utilizar partículas de cascalho ou outro para utilização como um substrato de habitat. Para mais informações sobre substrato de habitat adequado, por favor visite o nosso habitat, caixas e gaiolas seção. Gravel nunca devem ser alimentados, propositadamente ou mesmo acidentalmente.

Iguanas só crescem até o tamanho de seus Terrários! Muitas pessoas pensam que se uma iguana é mantido em uma gaiola pequena, ele permanecerá pequeno, mas isso não é verdade. Iguanas, se cuidadas adequadamente, normalmente irá crescer para alcançar comprimentos de 5-6 pés.
 



Iguanas não precisam de nenhuma iluminação especial! Iguanas deve ter acesso a iluminação UVA e UVB. Todos os habitats iguana deve sempre conter UVB de ualidade e iluminação fluorescente UVA.


Iguanas são animais de baixa manutenção! Apesar de muitos proprietários experientes de iguana  afirmarem que eles são fáceis de cuidar e não tomar um monte de tempo e cuidado em relação a alguns outros animais de estimação, iguanas ainda não são animais de estimação de baixa manutenção. Alimentando uma iguana deve ser um processo constante de mudança e variedade. Embora com temporizadores e controles ambientais, um habitat iguana pode ser relativamente fácil de manter, a configutação  e funcionando corretamente pode ser muito demorado e devem ser estudados.. Passar tempo de qualidade com uma iguana e aclimatando-lo para a vida do animal de estimação de um ser humano, é uma outra parte da criação de iguana que exige  tempo e paciência. Limpeza, desinfecção e esterilização do habitat também envolve  manutenção. Uma vez que um proprietário iguana se acostuma a fazer todas as tarefas diárias e semanais, pode ser fácil, mas eles ainda não são animais de estimação de baixa manutenção.
 


Iguanas não precisam consultar um veterinário! Muitas pessoas pensam que iguanas não são animais normais, para que eles não precisam de cuidados especiais de um veterinário. Isso é um mito, e, de fato, exames veterinário e exames anuais deve ser feito. Assim como com qualquer outro animal de estimação, um veterinário de animais silvestres competente pode encontrar os sinais precoces de problemas graves, bem como determinar quaisquer problemas com a sua alimentação e habitat.

"Iguana anão" não vai crescer tanto como iguanas normais! Primeiro de tudo, não existe tal coisa como uma iguana anão. Em segundo lugar, todas as iguanas verdes, se bem cuidada, irá crescer e se tornar  grandes lagartos. Muitas lojas de animais ainda vendem iguanas iguanas verdes como "anões" para os consumidores desavisados.

Iguanas são ótimos animais de estimação para as crianças! iguanas podem ser difíceis de cuidar, não é apropriado para as crianças cuidarem, mesmo que muitas crianças ainda possuem iguanas. Muitas crianças compram iguanas ou  convence seus pais a comprar-lhes um. Isto pode conduzir a vários efeitos diferentes. Algumas crianças podem muito bem ser responsável o suficiente para fornecer a sua iguana o atendimento de qualidade, mas o que normalmente acontece é que muitas crianças acabam negligenciando suas iguanas. Quando isso acontece, ou os pais do garoto acabam cuidando para ele, ou acaba sendo dado a outra casa, e muitas vezes o iguana acaba morrendo. Não quero dizer que eles não são animais de estimação apropriados para crianças, mas eles exigem uma série de cuidados e só deve ser cuidada por crianças responsáveis ​​sob supervisão de um adulto.

Iguanas são estúpidos! Muitas pessoas pensam que as iguanas são animais relativamente estúpidas. Na verdade, são muito inteligentes considerando o tamanho de seus cérebros. Iguanas podem ter banheiro treinado, aprender truques, e até mesmo encontrar seu caminho de casa, quando perdida. Estas são apenas algumas das coisas que as iguanas são capazes de aprender, e eles reforçam o fato de que eles não são animais estúpidos.

Iguanas não tem personalidade! Cada iguana é diferente e cada um deles é diferente em sua própria maneira original. Algumas são muito agradáveis e, agem de forma diferente quando em torno de seu proprietário Basicamente, uma vez que alguém é dono de uma iguana, será completamente claro que os iguanas são cheios de personalidade.

 

Descreveremos várias partes da anatomia de um iguana. A primeira foto aqui define várias partes do corpo e da cabeça superior.

 


 
Estas duas fotos mostram que iguanas têm muitos dentes  afiados. Estas fotos são oferecidas não só para mostrar como são os dentes, mas também para servir como um aviso ao lidar com iguanas grandes e agressivos.

 
 

 
A foto abaixo mostra o olho parietal. O olho parietal é uma pequena escala transparente no topo da cabeça que detecta a luz ea escuridão. Iguanas usam o olho parietal para alertá-las de predadores aéreos. É por vezes referido como o terceiro olho.

 


 
As fotos abaixo mostram os poros femorais de um iguana macho (Jake). A foto à esquerda foi tirada quando Jake não estava em época de reprodução. Observe seus grandes poros femorais, facilmente visíveis. A foto ao lado direito foi tirada durante época de reprodução. Observe as grandes velas de cera salientes nos poros femorais.

 
 

 
As fotos abaixo mostram os poros femorais de dois tipos diferentes de iguanas do sexo feminino. A foto à esquerda (Donnie) mostra seus pequenos poros femorais. A foto à direita (Vegas) mostra um close-up das velas de cera dentro de seus poros femorais.

 
 

 
A foto a seguir mostra uma iguana macho com hemipenes para fora. Esta foto foi tirada durante a época de reprodução depois de uma sessão de acasalamento. Os machos everter seus hemipenes para reprodução, ocasionalmente, durante a defecação, e às vezes só para "show off" para as pessoas ou outros iguanas durante a época de reprodução. Se os hemipenes são prolapso (saliente por um longo período de tempo), o tratamento veterinário imediato é aconselhável. Esta foto também mostra as fichas de cera salientes dos poros femorais, o que é uma boa indicação de que o iguana esta em época de reprodução.