Ibama faz soltura inédita!
 

Ibama faz soltura inédita de papagaios ameaçados de extinção
Data: 13/01/2009 - Ascom - Ibama

 
 
 
Luciana Carvalho/ Ibama
 
 
 
 
Após dois anos de recuperação os Papagaios Chauá (Amazonas Rodocorytha), que foram apreendidos pelo Ibama, serão reintroduzidos na natureza nesta quarta-feira (14) na Reserva Natural da Vale, em Sooretama. Os procedimentos de recuperação e reintrodução das aves seguem todos os protocolos de gestão de fauna silvestre.

São 38 aves, que já estão na reserva deste o dia 27 de novembro do ano passado para ambientação, recuperadas pela Associação Bichos da Mata durante dois anos.  “Os papagaios são mais complexos para serem reintroduzidos e muitos estavam em situação precária no momento da apreensão e eles adotam hábitos difíceis de serem retirados, como por exemplo, a reprodução da fala humana”, explica Vincent Kurt Lo, Analista Ambiental do Ibama de São Paulo.

Os Papagaios Chauá  estão ameaçadas de extinção no país e já se encontram extintos em alguns estados brasileiros. A situação da espécie é delicada.  A devolução destas aves ganha importância pois todos os papagaios apreendidos durante a operação estavam em situação irregular com seus criadores e vieram provenientes da venda ilegal do tráfico de animais.

“Este projeto é grande porque uniu duas Superintendências do Ibama, a do Espírito Santo e a de São Paulo, uma Ong, Associação dos Bichos da Mata - SP, que desenvolve um trabalho sério de criador conservacionista, e Vale, uma empresa privada , que está abraçando a causa neste momento final e de extrema importância para soltura dos papagaios”, concluiu o  Analista do Ibama.

A soltura esta prevista para as 10h da manhã desta quarta-feira. A previsão é que a soltura seja tranqüila, já que será adotado um modelo de baixo stress para os papagaios, ou seja, as aves estão em um viveiro que possui um alçapão no teto que será aberto, porém, não haverá nenhum tipo de incentivo para os papagaios saírem de imediato.

“Os papagaios não serão impulsionados para voarem logo que o viveiro seja aberto. Eles vão gradativamente saindo e podem até voltar para dormirem ou se alimentarem. A medida que eles se adaptarem a nova condição e ao local da reserva não irão voltar mais para o viveiro”, explica Kurt.

Este é o primeiro grupo de Papagaios Chauá que será repatriado depois de serem recuperados pela Associação Bichos da Mata. Existem ainda quase 100 aves na Ong que estão sendo preparadas para serem soltas na natureza.

A Reserva da Vele foi escolhida para o local desta primeira soltura, pois, possui toda infra-estrutura necessária para o acompanhamento das aves após serem reintroduzidas e a vigilância necessária contra uma eventual tentativa de aprisionamento dos Papagaios Chauá.

rmas legais.

 

 

Use o formulário abaixo para enviar uma mensagem a ouvidoria do IBAMA.
(Reclamação, Solicitação, Elogios ou Agradecimento, Manifestações)

            ( Atenção o campo abaixo está indisponível até a autorização da instituição)

 

 

 

 

 

 

 



 

 

 

 

Use o formulário abaixo para enviar uma mensagem a ouvidoria do IBAMA.
(Reclamação, Solicitação, Elogios ou Agradecimento, Manifestações)

            ( Atenção o campo abaixo está indisponível até a autorização da instituição)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nome:

E-mail:

Assunto:

Mensagem: