www.trexpets.com.br   Produtos destinados a Herpetofauna.

                          www.zoopets.com.br
 
Informações e cuidados básicos.

 Pogona Vitticeps

 

Curiosidades
 

Comportamentos - Braço Acenando

Os Pogonas não são apenas admirados pela sua aparência física mas também prezam pelo seu comportamento único que são capazes de exibir em cativeiro, dos quais muitos criadores acham bonitinhos ou engraçados.


BRAÇO ACENANDO


Pogonas quando jovens são muito conhecidas pela prática de acenar o braço. Parado no substrato ou se bronzeando e esquentando em cima de uma pedra, um Pogonas bebê vai, sem uma razão aparente levantar uma de suas patas dianteira do chão, mantendo a sua garra acima da cabeça, e lentamente e de forma desordenada voltar a colocar a pata no chão.


Algumas vezes eles vão girar a pata em círculos antes de baixá-la.

Olhando bem, vai parecer que seu pequeno dragão está se alongando ou apenas dizendo um "olá!" para você. No meio selvagem, Pogonas são semi-sociáveis e exibem seus movimentos para se comunicar com outras espécies. Jovens e fêmeas podem acenar com a pata como um sinal de submissão ou não ter a intenção de ameaçar outro
 

Comportamento – Balança a cabeça

Justamente o oposto do braço acenando, quando um dragão chacoalha a cabeça, ele está enviando um aviso ou desafiando dragões próximos. Se, por exemplo, um dragão está parado no topo de uma pedra do qual outro dragão deseja estar, o intruso rapidamente balança a cabeça anunciando o desafio. Se ele não desistir de sair de onde está, o dragão vai responder balançando a cabeça mais rápido ainda e agressivamente, no entanto, é raro um combate físico entre Pogonas.

Tanto o dominante ou submissos gestos e comportamentos não são incomuns no mundo dos répteis e prevalecem especialmente em lagartos como jacarés e crocodilos.

Quando um macho residente balança sua cabeça enquanto mira um macho bem menor, o cenário oposto também pode ocorrer. Uma vez que o macho maior lança seu desafio balançando a cabeça, o menor vai responder acenando com a pata, balançando a pata dando o sinal de submissão e que não quer confusão. Eventos parecidos acontecem na época do acasalamento.

Esse tipo de comportamento, em cativeiro, só pode ser observado com a presença de mais de um dragão no mesmo terrário.
 

Comportamento - Empilhamento

Falando em criação de mais de um Pogona, uma coisa curiosa acontece freqüentemente quando mais de um Pogona é criado junto no mesmo terrário.


A prática conhecida como empilhamento, onde dragões de cativeiro vão ficar um em cima do outro apenas para ficar o mais próximo possível da mais quente e brilhante parte do terrário.


Enquanto empilhar pode ser um comportamento interessante também é a melhor maneira de cada animal deixar claro que aquele espaço de se aquecer é dele.



Para os dragões que estiverem mais abaixo da pilha pode ser prejudicial pois não vai receber o mesmo grau da radiação dos raios ultravioletas como o dragão do topo. Além disso, a respiração do dragão de baixo será sempre a mais prejudicada.

Um grande número de fotos interessantes de dragões empilhados existem por aí, e dá pra notar que normalmente o adulto é o que está por baixo no empilhamento, o mais jovem no meio e o filhote no topo, como uma pirâmide. Apesar de ser uma cena bonita para se ver, animais de tamanhos diferentes não devem ser criados juntos.
 

Comportamento - Inflando a Barba

Está é no entanto a mais famosa de todas as cenas, aumentar a barba. Quando um dragão é confrontado por um predador ou outra ameaça, ele vai fechar a boca e inflar a papada colocando para fora e à amostra todos os espinhos de sua barba possível. A barba aumenta muito mais do que o normal, escurecendo rapidamente par uma cor escura ou um azul meio fosco e dá ao predador a ilusão de que aquela é uma grande arma de defesa e o dragão e ele é um assustador, briguento e monstruoso lagarto, e chegar perto pode não ser uma boa idéia. Essa é a melhor ilusão criada pelo dragão como forma de defesa.

Na natureza selvagem, ao cruzar com um dragão macho, ele pode usar a mesma arma para intimidar outro macho. Quando isso ocorre e a intimidação da certo, uma disputa territorial é resolvida sem que os dragões entrem em combate. Em cativeiro, a maioria dos Dragões abandona essa ferramenta natural de sobrevivência e passam a vida toda sem inflar sua barba para agressão ou defesa...


 


 


                          www.trexpets.com.br   Produtos destinados a Herpetofauna.

                          www.zoopets.com.br
 
Informações e cuidados básicos.