www.trexpets.com.br   Produtos destinados a Herpetofauna.

                          www.zoopets.com.br
 
Informações e cuidados básicos.
.

Importância das Serpentes

As serpentes são importantíssimas nas cadeias e teias ecológicas, sendo ora presas ora predadoras. Como necessitam de um ecossistema equilibrado para manterem sua diversidade, variações na sua população servem como bons indicadores biológicos e ambientais.

Não só as serpente, mas todos os animais, inclusive o homem, e todos os vegetais, fazem parte de uma grande e complexa teia alimentar, onde a falta de um causa a superpopulação de outro, que por sua vez causa a diminuição de outra espécie, desequilibrando todo o meio-ambiente.

Cada planta e animal cumpre seu papel na manutenção do delicado equilíbrio da natureza. As serpentes são predadas por emas, siriemas, gaviões, corujas, gambás e outras serpentes, e predam mamíferos, aves, anfíbios, lagartos, serpentes, peixes, lesmas, minhocas, aranhas, insetos e outras serpentes.

Se por algum motivo a quantidade de serpentes diminuir significativamente num local, o número de gaviões também irá diminuir, pois eles se alimentam de serpentes, e o número de rãs aumentará, pois não haverá serpentes em número suficiente para manter a quantidade delas equilibrada, e assim o número de gafanhotos também diminuirá drasticamente, pois mais rãs estarão se alimentando deles, e consequentemente a vegetação do local irá aumentar de forma exacerbada.

Para que a natureza possa se manter em equilíbrio, devemos respeitá-la. As serpentes são nossas aliadas no controle de zoonoses, porquê combatem roedores. Além disso seu veneno contém ampla gama de enzimas, nem todas conhecidas. Por isso, cada vez mais pesquisas são realizadas para melhor conhecer o veneno de serpente, e desenvolver com ele novos fármacos e substâncias.

Remédios

A partir do veneno das serpentes é possível preparar uma série de medicamentos, com várias finalidades terapêuticas. Esses medicamentos são obtidos com frações separadas do veneno total, e muita pesquisa científica e tecnológica é feita para garantir que os efeitos colaterais deles sejam identificados, e que a qualidade do produto seja controlada. Por isso, um alerta: o uso de remédios caseiros obtidos a partir do veneno de animais é extremamente perigoso.

Já existem no mercado anticoagulantes fabricados com veneno de serpente, e um importante fármaco de combate à hipertensão foi desenvolvido recentemente com base na ação de uma das substâncias presentes no veneno da espécie Bothrops jararaca.
Estão em desenvolvimento uma cola biológica cicatrizante, analgésicos, e medicamentos para o tratamento de alguns tipos de câncer.


 

Fontes: