www.trexpets.com.br   Produtos destinados a Herpetofauna.

                          www.zoopets.com.br
 
Informações e cuidados básicos.

 Pogona Vitticeps

 

Alimentação

Omnívora, deve ser o mais aproximada possível da dieta natural desta espécie: Invertebrados, vegetais, frutas, flores e pequenos vertebrados. Nunca colectados na natureza pois podem estar poluídos e sendo de tamanho adequado podem oferecer-se: grilos; baratas; gafanhotos; vermes da farinha (Tenebrio molitor); vermes da farinha gigantes (Zophobas sp.); vermes da cera e ainda ratinhos recém-nascidos de um dia ou dois. Os insectos mais recomendados são neste caso os grilos. Todos os insectos devem ser nutricionalmente bem tratados e pulverizados com carbonato de cálcio e vitaminas para répteis omnívoros em pó. Os ratinhos são excelentes para recuperar animais que estiveram doentes ou estão abaixo do seu devido peso mas não devem ser oferecidos senão esporadicamente.

Aos Dragões de barba deve ser deixada a possibilidade de comerem até á saciedade retirando de seguida todos os insectos que tenham sobejado (deixar insectos vivos no terrário sem alimento para estes, faz com que o Dragão se torne no próprio alimento...). Oferecer alimentos diariamente se estiverem em período de actividade. Alimentos vegetais frescos devem ser dados (20% da dieta), tudo cortado miudinho ou ralado consoante o tipo de vegetal: abóbora; feijão-verde; pastinaca; couve portuguesa/horto; nabiça; agrião; dente-de-leão (folhas e flores); folhas de mostarda; manga; papaia; uva sem grainha; pêra; flores de hibisco...

Alimentação dos imaturos

Os bebés (até cinco meses) desta espécie, são alvo de cuidados especiais no que respeita á alimentação e se estes mesmos não forem observados resultarão morte ou danos físicos definitivos muito graves (obstrução intestinal, paralisias). Pelo que foi dito, recomenda-se que nunca sejam oferecidos grilos de tamanhos grandes mas apenas grilos que não sejam mais volumosos que 1/3 da cabeça do bebé ou mais compridos que o espaço que dista entre os dois olhos medido por cima da cabeça: é esta a regra de ouro da alimentação dos imaturos. Também aqui a frequência da alimentação é maior: oferecer tanto quanto o animal quiser comer e faça-o várias vezes ao dia ou pelo menos duas vezes. Incluir também pequeníssimos pedaços de matéria vegetal.

 



                          www.trexpets.com.br   Produtos destinados a Herpetofauna.

                          www.zoopets.com.br
 
Informações e cuidados básicos.